Logo Companhia das Cordas Abrir Menu

Por sua grande versatilidade e sua longa história, o piano oferece ao instrumentista uma enorme gama de estilos e áreas de atuação, desde o piano erudito até a improvisação de jazz, desde o piano solista até a participação em grupos ou como acompanhante para tocar e cantar.

As aulas de piano da Companhia das Cordas permitem que aluno tenha acesso a todas essas frentes ou se especialize na que mais lhe interessar.

Em todos os casos ele terá domínio sobre a estrutura de seu instrumento (distribuição de notas, escalas, acordes), sobre as formas de notação (partitura e cifra), sobre a técnica (postura, digitações, sonoridade, velocidade, etc) e sobre o repertório, sempre respeitando seu gosto e seus objetivos.

Gostou? Comece agora!

Comece Agora

Aulas de Piano da Companhia das Cordas


AULAS ONLINE E PRESENCIAIS DE PIANO

As aulas presenciais ou on-line de piano oferecidas pela Companhia das Cordas abrangem a estrutura de notas do instrumento, todas as formas de notação musical, aspectos motores, conhecimento teórico e repertório em todos os gêneros de música, com destaque para os da preferência do aluno.

Na modalidade on-line o aluno fica em conexão direta com o professor durante todo o período da aula, obtendo a mesma experiência da aula presencial, pois a aula acontece ao vivo, é individual e focada na necessidade do aluno (não é um curso EAD pré-gravado).

Para as aulas presenciais, a fim de garantir o máximo de segurança para alunos, professores e colaboradores, desenvolvemos um rígido protocolo de segurança sob orientação técnica de médicos infectologistas, que incluem adaptações físicas de proteção em nossas unidades:

– Divisórias de acrílico nas salas de aula, separando aluno e professor;

– Limitação de ocupação das nossas unidades em 40%;

–  Uso obrigatório de máscara, distanciamento mínimo de 1,50m entre as pessoas, disponibilização de álcool gel em todos os ambientes para higienização das mãos, entre outros.

Além das aulas individuais, o aluno é convidado a fazer cursos complementares de apreciação musical (gratuito), teoria, percepção, podendo ainda participar de apresentações online e bandas virtuais!

aaa

Conheça nossos professores

aa

Ana Elisa Mona

Professora de musicalização infantil e piano, iniciou seus estudos de piano no Conservatório Souza Lima, em São Paulo, com o Professor Miguel Laprano. Formou-se em Educação Artística com Licenciatura em música, pela FAAM, e concluiu a Pós-graduação em Educação Musical pela Faculdade de Música Carlos Gomes, sob orientação da Doutora Enny Parejo. Sempre atualizando seus estudos por meio de cursos livres e workshops com grandes educadores musicais em São Paulo, Ana acredita numa pedagogia musical ativa, onde a criança é protagonista do seu fazer musical. Leciona musicalização infantil e piano para crianças e adolescentes há 20 anos, em escolas de educação regular, escolas de música e aulas particulares em domicílio. Seu canal no Youtube, com propostas musicais se chama: Brincadeiras Musicais em Família com Ana Elisa.

a

aa

a

aa

a

aa

Carla Arnoni

Formada em piano clássico pelo Conservatório Musical Santa Cecília (Taquaritinga) iniciou sua carreira como professora no Conservatório Souza Lima e atualmente está na escola de música Companhia das Cordas em São Paulo.

Como solista, atua na área de música brasileira e jazz desde 1982 tocando em shows, casas noturnas, televisão, hotéis e eventos.

Integrante da banda Soma, gravou dois discos em 1989 e 1999 tendo feito muitos shows pelo interior de São Paulo outros estados para divulgar seu trabalho.

Também tocou nos discos de Anaí Rosa, Daisy Cordeiro,Tião Carvalho, Ivan de Souza e acompanhou vários artistas entre eles o trombonista Raul de Souza .

Entre seus trabalhos atuais se destacam seu duo com o guitarrista e compositor Renato Consorte, a banda feminina “Mais Maria do que Zé “ e a banda “Farinha Seca”.

a

a

a

Carlos PG

Apelido no meio musical: PG. Nascido em Araraquara, neto de músico.Iniciou seus estudos de piano e flauta transversal aos 6 anos no conservatório Villa Lobos. Lá tocou com a Orquestra Municipal de Araraquara.

Aos 15 anos, vindo para a Capital, deu início aos estudos de piano popular com o prof. Gogô, pianista de Dick Farney, Wilson Cúria e Nelson Panicalli, do Clam. Com Cláudio Leal estudou arranjo e harmonia.

Como professor trabalhou no Conservatório Souza Lima, na escola Nova Música, do saxofonista Marcelo Prandini, e na Auê.

Trabalhou por 4 anos como produtor e músico no Estúdio Transamérica e acompanhou artistas como Rita Lee, Peninha, Glória Oliveira, Clebe, Letícia Oliveira, Laura Finokiaro, Bukassa, Banda Cara de Pau, entre outros.

 

aa

aa a

a

John Larson

Bacharel em música popular pela Unicamp, foi aluno dos pianistas Arno Roberto von Buettner, Hilton Valente e Prof. Dr. Acy T. Meyer. Foi aluno ouvinte na ECA de Ribeirão Preto onde cursou matérias de harmonia e contraponto ministradas pelo prof.dr. Rubens Ricciardi , e matérias de harmonia e estruturação musical ministradas pelo prof. Dr. Rodolfo Coelho. Também foi aluno especial de pós-graduação da ECA em matéria ministrada pelo Prof. Dr. Rubens Ricciardi.

Participou como tecladista da gravação do álbum “Angu”, lançado em setembro de 2007, em Campinas. Compôs a trilha sonora da animação “Aula de etiqueta”, de Thomas Larson, parte integrante do premiado vídeo “Engole duas ervilhas” e a trilha da coreografia “A figura e o fato” da bailarina Érica Tessarolo, em parceria com Daniel Dias. Participou também do álbum de música infantil “Angudada”, lançado no começo de 2014 através do Proac.

 

aa a

a

a

 

juliana-cardoso-fotoJuliana Cardoso

Bacharel em Artes da Performance Jazzística com Habilitação em Piano pela Newpark Music Centre, em Dublin (Irlanda), a pianista e compositora Juliana Cardoso iniciou sua trajetória na música aos 7 anos, com aulas particulares de piano em sua cidade natal. Em sua formação consta ainda a Faculdade Internacional de Música Souza Lima & Berklee e a EMESP Tom Jobim, onde estudou, respectivamente, o piano no jazz e na música brasileira e composição contemporânea.

Como pianista profissional Juliana esteve presente em diversos contextos – entre big bands, trios e quartetos – tocando estilos musicais variados, como jazz, bossa nova, choro, música brasileira instrumental, música erudita e salsa. Dentre os destaques em sua trajetória profissional estão sua apresentação solo na “Virada Cultural” no palco “Piano na Praça”; a produção do “Festival de Piano Mais Brasil” – sediado em Mogi das Cruzes – e que contou com a apresentação de cinco trios de piano, incluindo o seu próprio e o renomado Trio Curupira.

Suas composições para octeto apresentadas no National Concert Hall (Dublin, Irlanda); seu concerto solo “Piano Subversions”, apresentado também no National Concert Hall; as participações nas gravações dos CDs dos cancionistas Waldir Vera, Paulo Henrique e Pedro Abib e do projeto de resgate da memória do compositor Odmar Amaral Gurgel (Maestro Gaó); e a participação no festival “Sonamos Latinoamérica, Edição Cusco” junto ao Coletivo Carta na Manga. Atualmente, o foco da musicista é seu trabalho autoral em trio, que culminará na gravação de seu primeiro álbum, previsto ainda para 2016.

aa a

aa a

a

Luciano Vazzoler

Pianista formado pela Escola Municipal de Música de São Paulo e formado em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da Unesp, onde também realizou mestrado em Análise Musical. Sua formação conta com a orientação de professores como Rosa Corvino, Ticiano Biancolino e Marisa Lacorte em piano erudito e Débora Gurgel em piano popular. Em regência teve orientação de maestros como Samuel Kerr, Vítor Gabriel, Abel Rocha e Roberto Tibiriçá. Atua como pianista de teatro musical e já esteve em peças como “Chaplin o Musical”, “Quatro faces do Amor”, “Homem de la Mancha” e “Salve a dor de Cotovelo”.  Luciano é também pianista acompanhador e professor de coral da Escola Waldorf Francisco de Assis. Já atuou também em direção musical e composição original para diversos espetáculos, como por exemplo, o teatro “Os Servos de Pan”, realizando turnê pela Alemanha, França e Suíça.

 

aa a

a

a

a

a

Mariana Trento FOTO

Mariana Trento

Mestranda em Música na Universidade de São Paulo (USP), possui graduação em Bacharelado em Piano Erudito pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM) sob a orientação de Marisa Lacorte e cursa a Licenciatura em Música na Universidade de São Paulo (USP) sob a orientação de Pedro Paulo Salles e Teca Alencar de Brito.

Como pianista colaboradora, participou da turnê do Coral da Escola Waldorf Francisco de Assis para Buenos Aires – Argentina em 2013. É pianista em grupos de música de câmara, apresentando-se em concertos como na Fábrica da Cultura, EMESP, SESI-SP, Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu de Arte Contemporânea (MAC), Centro Britânico Brasileiro, Instituto Butantan, Instituto Cervantes e Mosteiro São Bento.

Foi integrante do Collegium Musicum de São Paulo (2006 – 2012), sob a regência de Abel Rocha, e nos dois últimos anos sob a regência de Bruno Facio. Atualmente é regente titular do Coral da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FO-USP) e integrante do Coro de Câmara Comunicantus, sob a regência de Marco Antonio da Silva Ramos, que recebeu regentes convidados como: Lilla Gábor, Geofrey Webber, Lee Ward, Fokko Oldenhuis e Philipp Amelung. Regente coral e Professora de música da Escola Waldorf Francisco de Assis.

aa aa

a

a

Mauricio Marques

Tecladista, arranjador e produtor. Estudou no Brasil com Vera Bonfim Pestana, Ricardo Breim e Nelson Ayres. Nos USA, frequentou a Berklee College of Music concentrando os estudos em arranjo e composição.

Tocou com Patrícia Marx, Ná Ozzetti, Suzana Salles, Gal Costa, Roberta Miranda, Marlon e Maicon e Paulo Moura.

Tocou, arranjou e gravou com Leandro e Leonardo, Tato Mahfuz, Albino Infantozzi, Vitor Alcântara, Herzberg Sexteto, Pollaco, Roberto Sallaberry, Vera Figueiredo, Billy Cobham, Dennis Chambers e Dave Weckl.

Produziu jingles para Nestlé, Panasonic, Fiat, Ypê Clear e Walita.

Autor de várias aulas de teclado e software em vídeo.

Leciona piano desde 2006 em escolas de curso livre e é tecladista das bandas 8 de Paus, Mulheres em Pauta e Cometa Gafi.

aa

aaaaa

aa a

a

Naara Santana

Licenciada em música pela Universidade de São Paulo, concluiu o curso de Piano Erudito na Escola Municipal de Música de São Paulo, sob orientação de Alex Sandra Grossi, e de Piano Popular na Escola de Música do Estado de São Paulo, sendo orientada por Celinha Carmona. Tem dedicado a sua carreira ao ensino de piano, musicalização infantil e prática coral, atuando em diversas escolas e projetos musicais, tendo experiências em escolas especializadas de música, projetos sociais e no ensino regular através da pedagogia Waldorf.

Em 2016 solou com a Orquestra Filarmônica Infanto-juvenil da Escola Municipal de Música, sob a regência de Daniel Cornejo. Em 2019 foi pianista da Orquestra Jovem Tom Jobim, sob a regência de Tiago Costa e Nelson Ayres, tocando com grandes nomes da MPB como Amilton Godoy, Monica Salmaso, Guinga, Zelia Duncan, Vanessa Moreno, Nailor Proveta, entre outros.

Atualmente, além de educadora, é pianista do Coral Vox Jubili que é regido por Muriel Waldman. Atua, também, como pianista acompanhadora, em eventos e grupos de câmara.

(a)

(a)

(a)

(a)

Ricardo Tanganelli da Silva

Musicólogo e regente, professor de piano e bateria, e pesquisador nas áreas de cognição e análise musical. Como regente, estreou diversas obras brasileiras e internacionais do repertório de concerto moderno e contemporâneo. Participa dos grupos de pesquisa Cogmus de cognição musical e do Muda! – música da atualidade. Atualmente, cursa doutorado em música no Instituto de Artes da Unesp (SP) e desenvolve intensa atividade como docente nas áreas de teoria musical, iniciação musical, prática de conjunto e canto coral.

aaaaa

aa

a

(a)

(a)

aaaaa

aa

aa a

Sergio Assencio

Realizou seus estudos de Piano no Conservatório Musical Heitor Villa-Lobos, sob a orientação da pianista e compositora Sandra Abrão, concluindo-o em 2005. No ano de 2006 participou do curso especializante de História da Música com o violonista e compositor Charles Raszl (Barbatuques) e neste mesmo ano foi convidado a lecionar no Conservatório Musical Heitor Villa-Lobos, aonde foi professor durante seis anos.

Em 2007, participou do Recital de Homenagem a Eduardo Escalante, executando obras do autor. Nos anos de 2008 e 2009 atuou como pianista em workshops como “O panorama da música brasileira do século XIX até os dias atuais”, ministrado pelo professor compositor e folclorista Eduardo Escalante.

Participou de diversos recitais interpretando compositores como Chopin, Camargo Guarnieri, Ernesto Nazareth, entre outros. Em 2011 ministrou como professor convidado, a série de palestras “Técnica e Interpretação aplicada ao piano” na Faculdade Paulista de Artes – FPA, aos alunos do curso de Licenciatura em música. Atuou como compositor no projeto de musicalização para bebês em conjunto com a pedagoga Amália De Vincenzo. Desde então vem aplicando o trabalho às crianças do Lar Sírio Pró Infância. Em 2013 foi convidado para o Encontro de Compositores no qual estavam presentes compositores como: Eduardo Escalante, Edmundo Villani Côrtes, Mário Jequibau Albanesi, entre outros.

aaaaa

a

aaaaa

aa

Aninha Ferrini FOTOAninha Ferrini

Aninha Ferrini é formada em canto popular pela Escola do Auditório Ibirapuera com Marcella Martinez e é bacharelanda em música, com ênfase também em canto popular, pela Faculdade Santa Marcelina (FASM) com Joana Mariz. Estudou piano erudito no Conservatório Musical do Butantã com a prof. Mônica Ajej, tendo se formado no 4o ano.

Em 2010 integrou o Coral da Escola do Auditório do Ibirapuera, sob regência de Daniel Reginato. Com o grupo dividiu o palco com grandes nomes da música popular brasileira como Elza Soares, Fabiana Cozza, Dori Caymmi, Edson José Alves, entre muitos outros. Atualmente atua como auxiliar de regência neste grupo, com aulas de prática de naipe. Em 2011 iniciou a carreira como professora de música, ministrando aulas de canto e piano no Instituto Musical do Butantã e na escola O Mundo da Música.

Em 2012 integrou a Orquestra Furiosa do Auditório Ibirapuera sob regência dos maestros Nailor Proveta e José Roberto Branco. Participou em 2015 do show “Especial da Escola do Auditório” cantando ao lado de Mônica Salmaso, Teco Cardoso e Vanessa Moreno.

Transitando entre o popular e o erudito, a cantora integra atualmente o Coro Jovem do Estado de São Paulo, sob regência de Tiago Pinheiro. Seu mais recente trabalho é o duo “A Voz do Violão” com o violonista Wellington Silva.

a