Logo Companhia das Cordas Abrir Menu

O Ukulele é um instrumento de cordas beliscadas (como violão, cavaquinho, bandolim, etc), de dimensões pequenas, cujas cordas são afinadas, geralmente, em la, mi, do e sol.

Embora o instrumento seja amplamente utilizado na música nativa do Havaí, ele deriva de instrumentos portugueses levados por imigrantes da Ilha da Madeira.

Além da música havaiana, há vários anos artistas de outros gêneros utilizam o simpático instrumento em shows e gravações, de George Harrison a Marisa Monte.

Recentemente, ocorreu uma explosão do ukulele nos Estados Unidos com o surgimento de vários grupos especializados no instrumento e a presença constante nos arranjos de artistas pop de sucesso como Jason Marz.

Gostou? Comece agora!

Comece Agora

Professores de Ukulele da Companhia das Cordas


Gustavo Resende

Músico há 30 anos com formação teórica informal desenvolvida com o músico sócio/diretor da Companhia das Cordas Celso Brescia Leal.

Tem no seu currículo como violonista/guitarrista trabalhos com Fernanda Porto, Peninha e Nila Branco.

Junto à carreria de professor de violão e guitarra, desenvolve também um trabalho de formação e direção musical de bandas na escola. É o responsável nos útimos 3 anos pela gravação e mixagem das do CD das Bandas da Companhia das Cordas.

Atua também em bandas de pop rock, MPB, fusion e blues como guitarrista e cantor.

 

a

aa

 

a

aa 

Renato Suguyama

Renato Suguiyama começou seus estudos de guitarra no ano de 1998 com professor particular. Em 2001 ingressou na EM&T (Escola de música de técnologia), onde foi aluno de Crhistian McCarthy e de Linguagem e estruturação músical com Ednilson Lazzari. Estudou na faculdade de música Santa Marcelina, cursando bacharelado em Guitarra Popular, onde teve como professor Fernando Corrêa. Também estudou com André Hernandes para aprimoramento técnico e guitarra fusion.

Em 2002 teve início sua carreira profissional, se apresentando em diversas casas de São Paulo, e realizando gravações.

Leciona desde 2006, é professor da Companhia das Cordas desde 2009.