Logo Companhia das Cordas Abrir Menu

Um músico é um eterno aluno. O aprendizado nunca para, e acontece em diversas esferas diferentes do desenvolvimento musical.

Enquanto um músico se desenvolve em seu instrumento do ponto de vista técnico, motor e de repertório, é preciso também estimular o desenvolvimento do raciocínio teórico, para abrir portas para novos desafios em todas as esferas, num ciclo virtuoso que leva ao crescimento musical.

Pensando nisso, a Companhia desenvolveu uma série de Cursos Complementares que abordam os principais aspectos da Teoria Musical, oferecendo assim uma formação completa ao aluno que topar o desafio!

Gostou? Comece agora!

Comece Agora

Complementar Teoricos


A QUEM SE DESTINA

Curso oferecido para alunos e não alunos da Companhia das Cordas maiores de 14 anos.
Destina-se aos alunos que tenham estudado o conteúdo do curso de Teoria I.

POR QUE FAZER

O curso de treinamento auditivo I desenvolve o ouvido musical do aluno nos aspectos rítmico e melódico.
Quem tem seu ouvido treinado musicalmente fica apto a “tirar” músicas de ouvido.
O ouvido treinado revela os elementos da música, ampliando o ato de escutar.
Este curso é pré-requisito para o curso de treinamento auditivo II.

OBJETIVOS

Capacitar o aluno para distinguir através da escuta (“de ouvido”) pentacórdios maiores e menores em diversos centros tonais.
Capacitar o aluno para escrever trechos rítmicos (baseados em figuras rítmicas básicas) e melodias através da escuta.
Revisar e conhecer elementos e regras de grafia musical.
Facilitar a reflexão sobre ouvido absoluto e ouvido relativo.

METODOLOGIA

A revisão de elementos de grafia musical acontece a partir dos exercícios de leitura (rítmico-melódica) e de ditado musical propostos em aula.
Leitura de trechos rítmicos e melódicos baseados nos pentacórdios maiores e menores e nas figuras e pausas básicas.
Escrita de trechos rítmicos e de melodias a partir de ditado feito pelo professor, ou da escuta de gravações.

PROGRAMA

    1. Aspecto rítmico
– Revisão de figuras e pausas, pulso, compasso e andamento, célula rítmica.
– Revisão de fórmula de compasso (compassos binário, ternário, quaternário, etc.).
– Leitura, escrita, execução e percepção de figuras e pausas de mínimas, semínimas e colcheias.
– Regras de grafia musical (como escrever corretamente).
– Elementos de grafia (contratempo, ligadura, síncopa, sinais de repetição, ponto de aumento).

2. Aspecto melódico
– Reflexões sobre ouvido absoluto e ouvido relativo.
– Cantar e identificar (distinguir) pentacórdios maiores, menores em diversos centros.
– Cantar, identificar e escrever linhas melódicas baseadas em pentacórdios.
– Identificação de duas notas simultâneas dentro da escala maior.