Logo Companhia das Cordas Abrir Menu

Os instrumentos de percussão são os mais antigos da humanidade. Têm conosco uma relação direta e profunda, conseguindo, com sua estrutura relativamente simples, nos atingir de forma quase imediata e nos infundir os mais diversos estados de espírito. As aulas de percussão da Companhia das Cordas procuram combinar essa energia ancestral com a técnica e o conhecimento teórico, para formar um músico que atue com as ferramentas atuais e a força da linguagem tradicional.

Dada a enorme diversidade de instrumentos, o curso é focado naqueles em que o aluno (ou o grupo de alunos) tenha interesse, e nos gêneros em que eles aparecem. As principais famílias de instrumento são as brasileiras: instrumental de samba, de maracatu, de forró – baião, xote, xaxado -, de frevo, de ritmos afros etc. Além delas, temos as cubanas, africanas, flamenca, etc. Em todos os casos serão apresentados a técnica do instrumento, a escrita musical, os toques e padrões típicos do gênero e as interações com os outros instrumentos.

Gostou? Comece agora!

Comece Agora

Professores de Percussão da Companhia das Cordas


Bruno Balan

Bruno é pesquisador e estudioso dos ritmos do mundo, natural de São Paulo. Estudou bateria e percussão com: Sérgio Gomes, Dinho Gonçalves, Ale Damasceno, Eder O’ Rocha, Maurício Leite, Pithy, Giba Favery, Douglas Alonso, Armando Tibério, Lauro Lellis, Toniquinho, Nahame Casseb, Celso de Almeida e Edu Ribeiro.

Tem entrevistas e workshops publicados pelas revistas “Modern Drummer Brasil” e “Up!”, pelos sites “O Baterista”, “Music School Online” e “Cuíca Play” e pelo jornal “Estado de Minas”.

Atuou em shows ou gravações com: Rodrigo Rios, Luis Vagner Guitarreiro, Fiuk, KLB, Rick Bueno (Trem da Alegria), Joice Santos (Mtv), Olivia, Babi Muniz (Pânico na TV), Beba Zanetini, Aleukah Jones (SENEGAL), Carrah Flahive (EUA), Ellen Oléria (The Voice Brasil), Gabriela Nader (Fama), Mona Gadelha, Graça Cunha, Chico Medori, Graziela Medori, Art Themen e John Etheridge (INGLATERRA), Demma K, Paulo Neto (Ídolos), Michel Leme, Dannilu (Raul Gil), Phedra D. Córdoba (CUBA), Filó Machado, Mônica Agena (Natiruts), Talita Real (Jô Soares) e nos musicais “Amor e Música ou Vice-Versa” e “Stranger”. Ministra workshops e atua como baterista e percussionista nos estúdios Araucária, gravando trilhas e jingles.