Logo Companhia das Cordas Abrir Menu

Cantar com precisão e naturalidade, com bom senso rítmico e harmônico, e grande cuidado com a saúde vocal, são os principais objetivos das aulas de canto da Companhia das Cordas.

Com professores capacitados para explorar os mais diversos estilos e técnicas (da bossa nova ao lírico, do rock à Broadway), traçamos um plano específico para cada aluno desenvolver ao máximo seu potencial vocal.

Respeitando suas características, gostos e objetivos, trabalhamos a consciência corporal, a escrita musical, a técnica, a percepção e o repertório de forma que o aluno tenha o maior domínio possível sobre a afinação, a projeção, a articulação e outros parâmetros, e possa assim desenvolver suas próprias interpretações e seu estilo pessoal.

Gostou? Comece agora!

Comece Agora

Professores de Canto da Companhia das Cordas


Alexia Evellyn

Alexia iniciou seus estudos em música ao integrar, aos sete anos, o Coral Ecumênico Infantil Boa Vontade e o coral do Projeto Guri, pela orientação da Maestrina Silmara Fernandes. Em 2009 iniciou seus estudos em violoncelo na mesma organização, e também na orquestra da EMIA – Escola municipal de Iniciação Artística, regida pelo maestro Geraldo Olivieri, realizando diversas apresentações na cidade de São Paulo. Nos anos de 2010 a 2013 realizou trabalho voluntário como atriz, cantora e musicista como apresentadora do programa Atitude Jovem, com enfoque em educação para o público infanto-juvenil, na TV Boa Vontade.

No ano de 2015, atua ao lado Mónica Elizeche no projeto Macuru Musicalização, apresentando-se em eventos e shows. A cantora também integra, no mesmo ano, o elenco da Dreams Produções, realizando shows em aniversários infantis. Formada como bolsista integral em Bacharelado em Canto Popular pela faculdade Santa Marcelina, foi orientada pelos professores Lívia Nestrovski, Edu Ribeiro, Aída Machado, Joana Mariz, entre outros. Participou das gravações de Música de Montagem, projeto do compositor, músico e pesquisador Sergio Molina no ano de 2016.

Atualmente, Alexia leciona Canto e Musicalização Infantil na Companhia das Cordas e também em aulas particulares atuando desde o início de 2012. Participa como cantora solista na Big Band da Santa (2015-atual) sob a regência de Rubinho Antunes, e realiza eventos e shows na cidade de São Paulo, além de dedicar-se ao projeto TOTEM, estreado no último ano.

a

a

a

Aninha Ferrini FOTOAninha Ferrini

Aninha Ferrini é formada em canto popular pela Escola do Auditório Ibirapuera com Marcella Martinez e é bacharelanda em música, com ênfase também em canto popular, pela Faculdade Santa Marcelina (FASM) com Joana Mariz. Estudou piano erudito no Conservatório Musical do Butantã com a prof. Mônica Ajej, tendo se formado no 4o ano.

Em 2010 integrou o Coral da Escola do Auditório do Ibirapuera, sob regência de Daniel Reginato. Com o grupo dividiu o palco com grandes nomes da música popular brasileira como Elza Soares, Fabiana Cozza, Dori Caymmi, Edson José Alves, entre muitos outros. Atualmente atua como auxiliar de regência neste grupo, com aulas de prática de naipe. Em 2011 iniciou a carreira como professora de música, ministrando aulas de canto e piano no Instituto Musical do Butantã e na escola O Mundo da Música.

Em 2012 integrou a Orquestra Furiosa do Auditório Ibirapuera sob regência dos maestros Nailor Proveta e José Roberto Branco. Participou em 2015 do show “Especial da Escola do Auditório” cantando ao lado de Mônica Salmaso, Teco Cardoso e Vanessa Moreno.

Transitando entre o popular e o erudito, a cantora integra atualmente o Coro Jovem do Estado de São Paulo, sob regência de Tiago Pinheiro. Seu mais recente trabalho é o duo “A Voz do Violão” com o violonista Wellington Silva.

a

a

a

Carina Assencio

Formada pela Universidade Cruzeiro do Sul em canto erudito, iniciou seus estudos musicais aos 14 anos e integrou diversos grupos e corais desde então, sob regência de maestros como Stefan Lano (Chile), Julio Medaglia, Abel Rocha, Naomi Munakata, Vitor Hugo Toro, Nibaldo Araneda, Rodrigo Vitta, Tiago Pinheiro, João Maurício Galindo, Willy Correa de Oliveira e Samuel Kerr.

Dentre os grupos destacam-se: Coral Paulistano, CoralUSP, Coro Juvenil da OSESP e Coral Jovem do Estado. Integrou em 2012 o grupo Lira D’Orfeu, grupo especializado em música colonial e imperial luso-brasileira, como segundo soprano. Participou de diversos masterclasses de canto e se apresentou em recitais no Conservatório Souza Lima. Cantou na gravação de comerciais do Guaraná Antártica e CloseUp e participou como backing vocal de shows de grandes nomes como Jair Rodrigues e da gravação de DVDs de Roberto Carlos e Kabelo.

Participou de performances de importantes nomes da música contemporânea como Willy Correa de Oliveira e Gilberto Mendes, como coralista e solista. Há alguns anos dedica-se ao ensino do canto e na preparação vocal de grupos como a Schola Cantorum do Pateo do Collegio. Como projeto paralelo atua como backing vocal na banda Echoes Pink Floyd São Paulo, banda tributo ao Pink Floyd, desde 2012.

a

a

a

Luis Alberto Faria FOTOLuiz Alberto Faria

Luiz Alberto é professor de Canto Lírico e Popular. Mestre em Música pela Kent State University, tem formação em Canto Lírico com o tenor Benito Maresca, a soprano Laura de Souza e com o tenor Walter Chamun.

Bacharel em Piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMPAP) também especializou-se no Ópera Estúdio da EMESP/Tom Jobim, tendo interpretado, no decorrer dos seus dois anos de estudo (2012 a 2013), Don Curzio, em Le Nozze di Fígaro (W.A. Mozart), Spalanzani, Nathaniël e Pitichinaccio, em Les Contes d’Hoffmann (J. Offenbach), Alfred e Dr. Blind, em Die Fledermaus (J. Strauss II).

Ainda como solista, interpretou, em 2007, Ruiz, em Il Trovatore (G. Verdi) e Spoletta, em Tosca (G. Puccini), ambas no formato pocket, sob direção musical de Mauro Wrona. Em Setembro de 2015, participou do Concerto “Canções Napolitanas” no Teatro São Pedro, como parte da Programação desse ano. Interpretou, em 2016, Enrico Caruso na Série “Gigantes do Brasil” do History Channel. Com especialização em Canto Coral (KSU/EUA) e Fisiologia Vocal, atua também, como professor universitário, tendo lecionado Canto Coral, Fisiologia da Voz e Canto na UniSant’Anna (2009 a 2012) e na Faculdade Carlos Gomes (2013 – 2014). Desde 2008 dedica-se à pesquisa de metodologias de ensino do canto pop e lírico e atualmente integra o Curso de Especialização “FIV-A (Formação Integrada em Voz Artística)” no Centro de Estudos da Voz (CEV) em São Paulo.

a

a

a

Maria Sívia Vergueiro

Formada como bacharel em Canto pela Faculdade da Academia Paulista de Música. Cursou violão popular, História da Música e regência coral. Como cantora, se aperfeiçoou em improvisação jazzística.

É professora de canto e percepção musical há 25 anos e rege o coral da unidade de Higienópolis da Companhia das Cordas.

 a

a

aa

a

a

a

a

Monica Elizeche

Estudou canto erudito no Conservatório Nacional de Asunción, violão e linguagem musical com o Prof. Dr. Carlos Shvartzman. No Brasil desde 2002, estudou violão e canto popular na escola de música GROOVE do mestre carioca Levi Miranda. É formanda em Canto Popular pela Faculdade Santa Marcelina.

Participou dos grupos de Jazz do maestro Carlos Shvartzman e do Fusión 5 do renomado guitarrista Daniel Cortázar e participou de vários Festivais de Jazz de na cidade de Assunção. No Brasil, integrou a orquestra de jazz do guitarrista Uruguaio Pablo Sumarán, e criou em conjunto com o pianista Carlos Rebouças o projeto de latin-jazz chamado BOLEROJAZZ em atuação até hoje.

Leciona canto e violão em escolas de música de São Paulo. É professora de canto popular da Faculdade Cantareira no curso preparatório para o Vestibular. Leciona musicalização infantil no projeto Macuru musicalização, projeto criado em conjunto com a Musicista Marina Siqueira. Faz parte do projeto de contação de histórias Canta e Conta da musicista Marina Siqueira e a atriz de teatro Paula Lisboa.

Mais informações em seu site, blog ou Facebook.

a

a

a

Paula Del Rio

Formou-se em canto pela Escola Municipal de Música onde foi aluna do professor Carlos Vial e tornou-se professora de canto e preparadora vocal. Cantou no Coralusp, na Aliança Francesa e no Estado de São Paulo.

Atualmente é integrante do coral Collegium Musicum. Fundou os grupos vocais X-Boca e Canto Ma Non Presto. Participou das óperas “Dido e Enéas”, “Porgy and Bess”, e “Salvador Rosa”.

Como coralista participou como convidada no espetáculo “Carmina Burana Monumental Opera”.

Participou como solista no “Réquiem” de Mozart com a Orquestra de Guarulhos. Atuou como cantora solista nas peças “Para Sempre em Teus Braços” e “Depois do Amanhecer”.

É integrante do octeto vocal Canto Ma Non Presto, onde encenou “Lado B” e “Organicidade”.

a

a

a

a

Públio Gimenes

Públio Gimenes estudou piano erudito no Conservatório de Tatuí de 1998 até 2003 e continuou estudando piano popular com diversos professores em São Paulo. Em 2003 iniciou aulas de canto lírico com Carlos Vial na Escola Municipal de Música. Atualmente esta cursando canto lírico na FAAM – Faculdade de Artes Alcântara Machado sob orientação da Professora Tereza Longatto. Durante o ano de 2012 participou do curso TEV – Teatro e Expressão Vocal para Teatro Musical, com o professor Marconi Araújo.

Atuando no mercado como Cantor Lírico, Popular e de Teatro Musical, vem se destacando em diversas óperas e outros projetos.

Participou de vários grupos musicais importantes como Collegium Musicum de São Paulo sob Regência do Maestro Abel Rocha e também participou por algumas vezes como coralista em óperas do Teatro São Pedro.

a

a

a

Sandra Melo

Sandra Melo começou sua carreira como cantora a mais de vinte anos e vem desenvolvendo seu trabalho através de um número diversificado de projetos. Já compôs e interpretou canções para o cinema, televisão e teatro.

Estudou teatro no Palácio das Artes, graduou-se em música em Dublin, na Irlanda e realizou seu mestrado em Helsinki, na Finlândia.

Tem mais de 10 anos de experiência no ensino de música e baseia suas lições sobre o indivíduo, ou seja nas necessidades de cada aluno, incluindo qualquer idade.

Atualmente Sandra Melo além de lecionar, empenha-se também em seu projeto de composições próprias juntamente com um grupo de músicos. Um trabalho que preza por uma combinação ímpar de qualidade e personalidade.

 a a

a

Thaís Sanches

Iniciou seus estudos musicais em 1990 no Conservatório Musical Marcelo Tupinambá. De 1998 a 2001, no Conservatório Musical & Faculdade Souza Lima, estudou Canto Popular, Violão Popular e Percussão, Harmonia e outros cursos. Desde 2001, atua profissionalmente como Cantora e Diretora Artística de espetáculos musicais em diversas cidades do Brasil. Trabalhou em cruzeiros marítimos durante mais de 10 anos, cantando, criando e realizando diversos espetáculos e eventos musicais e teatrais no ramo do entretenimento e da Cultura Popular Brasileira.

Atualmente amplia seus estudos em Canto Popular – MPB e Jazz, no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí. Desde 2013, faz parte do grupo Teatral “Núcleo Caboclinhas”, como atriz, cantora e compositora de trilha sonora. Em Novembro de 2015 recebeu o Prêmio do XXXVIII Festival de Teatro de Pindamonhangaba, pela Melhor Trilha Sonora, composta para o espetáculo infantil “Vidma, A menina Trança Rimas”.

Desenvolve uma pesquisa autoral sobre o Canto (corpo, performance, técnica e repertório) especialmente voltada para a Música Popular Brasileira e World Music. E como educadora, orienta seus alunos respeitando a individualidade, tempo, necessidade e formação corporal que cada aluno tem, explorando a criatividade e focando na performance musical e interpretação, baseada na sua vasta experiência nos palcos.