Aulas de Canto da Companhia das Cordas
AULAS ONLINE E PRESENCIAL DE CANTO
As aulas presenciais ou on-line de canto oferecidas pela Companhia das Cordas abrangem consciência corporal, todas as formas de notação musical, aspectos técnicos, conhecimento teórico e repertório em todos os gêneros de música, com destaque para os da preferência do aluno.
Na modalidade on-line o aluno fica em conexão direta com o professor durante todo o período da aula, obtendo a mesma experiência da aula presencial, pois a aula acontece ao vivo, é individual e focada na necessidade do aluno (não é um curso EAD pré-gravado).
Para as aulas presenciais, a fim de garantir o máximo de segurança para alunos, professores e colaboradores, desenvolvemos um rígido protocolo de segurança sob orientação técnica de médicos infectologistas, que incluem adaptações físicas de proteção em nossas unidades:
– Divisórias de acrílico nas salas de aula, separando aluno e professor;
– Limitação de ocupação das nossas unidades em 40%;
– Uso obrigatório de máscara, distanciamento mínimo de 1,50m entre as pessoas, disponibilização de álcool gel em todos os ambientes para higienização das mãos, entre outros.
Além das aulas individuais, o aluno é convidado a fazer cursos complementares de apreciação musical (gratuito), teoria, percepção, podendo ainda participar de apresentações online e bandas virtuais!
a
Conheça nossos professores
aa
a
Aninha Ferrini
Aninha Ferrini é formada em canto popular pela Escola do Auditório Ibirapuera com Marcella Martinez e é bacharelanda em música, com ênfase também em canto popular, pela Faculdade Santa Marcelina (FASM) com Joana Mariz. Estudou piano erudito no Conservatório Musical do Butantã com a prof. Mônica Ajej, tendo se formado no 4o ano.
Em 2010 integrou o Coral da Escola do Auditório do Ibirapuera, sob regência de Daniel Reginato. Com o grupo dividiu o palco com grandes nomes da música popular brasileira como Elza Soares, Fabiana Cozza, Dori Caymmi, Edson José Alves, entre muitos outros. Atualmente atua como auxiliar de regência neste grupo, com aulas de prática de naipe. Em 2011 iniciou a carreira como professora de música, ministrando aulas de canto e piano no Instituto Musical do Butantã e na escola O Mundo da Música.
Em 2012 integrou a Orquestra Furiosa do Auditório Ibirapuera sob regência dos maestros Nailor Proveta e José Roberto Branco. Participou em 2015 do show “Especial da Escola do Auditório” cantando ao lado de Mônica Salmaso, Teco Cardoso e Vanessa Moreno.
Transitando entre o popular e o erudito, a cantora integra atualmente o Coro Jovem do Estado de São Paulo, sob regência de Tiago Pinheiro. Seu mais recente trabalho é o duo “A Voz do Violão” com o violonista Wellington Silva.
aa
a
(a)
Amanda de Godoy Temponi da Silva
Formada em Licenciatura em Música na Faculdade Alcântara Machado (FAAM) e Escola de Música do Estado de São Paulo – 3º ciclo – Canto Popular. Como professora de canto vem atuando em diversas escolas e espaços musicais desde 2016. Integrante do Grupo Vocal Seis Canta – desde 2013, foi também Integrante do Coral jovem do Estado de São Paulo durante 2018 e 2019. Atuou como estagiária de música em educação infantil e ensino fundamental I na Escola Carlitos e da Organização Educacional Nippaku em 2018. Professora de musicalização para o ensino fundamental e educação infantil na Amazing School (escola bilíngue) desde 2019. É professora de canto e musicalização infantil na Companhia das Cordas a partir de 2021.a
aa
a
a
aa
a
a
Carina Assencio
a
a
a
Gustavo Macedo
a
a
a
a
Luiz Alberto Faria
Luiz Alberto é professor de Canto Lírico e Popular. Mestre em Música pela Kent State University, tem formação em Canto Lírico com o tenor Benito Maresca, a soprano Laura de Souza e com o tenor Walter Chamun.
Bacharel em Piano pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMPAP) também especializou-se no Ópera Estúdio da EMESP/Tom Jobim, tendo interpretado, no decorrer dos seus dois anos de estudo (2012 a 2013), Don Curzio, em Le Nozze di Fígaro (W.A. Mozart), Spalanzani, Nathaniël e Pitichinaccio, em Les Contes d’Hoffmann (J. Offenbach), Alfred e Dr. Blind, em Die Fledermaus (J. Strauss II).
Ainda como solista, interpretou, em 2007, Ruiz, em Il Trovatore (G. Verdi) e Spoletta, em Tosca (G. Puccini), ambas no formato pocket, sob direção musical de Mauro Wrona. Em Setembro de 2015, participou do Concerto “Canções Napolitanas” no Teatro São Pedro, como parte da Programação desse ano. Interpretou, em 2016, Enrico Caruso na Série “Gigantes do Brasil” do History Channel. Com especialização em Canto Coral (KSU/EUA) e Fisiologia Vocal, atua também, como professor universitário, tendo lecionado Canto Coral, Fisiologia da Voz e Canto na UniSant’Anna (2009 a 2012) e na Faculdade Carlos Gomes (2013 – 2014). Desde 2008 dedica-se à pesquisa de metodologias de ensino do canto pop e lírico. Concluiu em 2018 o Curso de Especialização Latu Sensu em Voz Profissional, o “FIV-A (Formação Integrada em Voz Artística)” no Centro de Estudos da Voz (CEV) em São Paulo.
a
a
a
Maria Sílvia Vergueiro
Formada como bacharel em Canto pela Faculdade da Academia Paulista de Música. Cursou violão popular, História da Música e regência coral. Como cantora, se aperfeiçoou em improvisação jazzística.
É professora de canto e percepção musical há 25 anos e rege o coral da unidade de Pacaembu da Companhia das Cordas.
a
a
aa
a
a
a
a
a
Monica Elizeche
Estudou canto erudito no Conservatório Nacional de Asunción, violão e linguagem musical com o Prof. Dr. Carlos Shvartzman. No Brasil desde 2002, estudou violão e canto popular na escola de música GROOVE do mestre carioca Levi Miranda. É formanda em Canto Popular pela Faculdade Santa Marcelina.
Participou dos grupos de Jazz do maestro Carlos Shvartzman e do Fusión 5 do renomado guitarrista Daniel Cortázar e participou de vários Festivais de Jazz de na cidade de Assunção. No Brasil, integrou a orquestra de jazz do guitarrista Uruguaio Pablo Sumarán, e criou em conjunto com o pianista Carlos Rebouças o projeto de latin-jazz chamado BOLEROJAZZ em atuação até hoje.
Leciona canto e violão em escolas de música de São Paulo. É professora de canto popular da Faculdade Cantareira no curso preparatório para o Vestibular. Leciona musicalização infantil no projeto Macuru musicalização, projeto criado em conjunto com a Musicista Marina Siqueira. Faz parte do projeto de contação de histórias Canta e Conta da musicista Marina Siqueira e a atriz de teatro Paula Lisboa.
a
a
a
a
Natalia Escamez
Natalia Escamez é cantora, preparadora vocal e professora de música. Mestra em Performance e Pedagogia Vocal pela Campbellsville University (Kentucky-EUA) e em Fonoaudiologia (Voz) pela PUC-SP, formou-se na primeira turma do FIV (Formação Integrada em Voz) pelo CEV-SP, é Bacharel em Canto e Arte Lírica pela ECA-USP e professora formada pelo Somatic Voicework (Level III) com Jeanie LoVetri. Certificou-se pela Escola do Movimento no Método Bertazzo de Consciência Corporal.
Canta profissionalmente como cantora lírica e popular desde 2008. Atuou nos oratórios Stabat Mater (Pergolesi), Requiem (Fauré), Messias (Haendel), e nas óperas Così fan tutte (Mozart), Il Campanello di Notte e L’Elisir d’Amore (Donizzeti) e Carmen (Bizet). Cantou na ópera-rock Tommy (The Who) e integrou o elenco dos musicais O Fantasma da Ópera e Chicago (pocket version). Foi professora universitária na UniSant’Anna.
Atualmente, trabalha o repertório folclórico-popular latino americano junto ao violonista Peter Dietrich, integra o Coral Collegium Musicum e é preparadora vocal na Companhia das Cordas.
a
Paula Del Rio
a
a
a
a