Logo Companhia das Cordas Abrir Menu

As aulas de baixo acústico inicialmente abordam as duas técnicas utilizadas no instrumento: pizzicato (tocar com os dedos) e arco (tocar com o arco), ambas as técnicas são ilustradas com exercícios específicos.

Como no baixo elétrico são abordados todos os estilos musicais: jazz, rock, musica brasileira, sempre de acordo com o gosto e os objetivos de cada aluno.

A teoria musical é aplicada ao instrumento, na visualização de escalas e acordes através do mapeamento do braço do instrumento.

O mapeamento é feito através das posições de mão esquerda, responsável pela afinação do instrumento e consequentemente um ponto muito importante do curso.

Gostou? Comece agora!

Comece Agora

Professores de Baixo Acústico da Companhia das Cordas


Cleber Alves

Cleber Alves nasceu em São Paulo, em 1967. Entre 1980 e 87 estudou violão com Paulo Santos, Geraldo Torres e Celso Leal. Uma breve passagem pela Poli-USP rendeu a certeza de que não seria engenheiro e o encontro com seu instrumento definitivo, o baixo elétrico.

Entre 87 e 92, conduziu sua formação musical em escolas livres com professores como Paulo Rappoport, Acelino de Paula, Celso Leal e Ricardo Brein, ao mesmo tempo em que se formou em Comunicação na ECA-USP.

Entre 92 e 97 compôs trilhas sonoras e atuou no circuito de blues de São Paulo com a Companhia Paulista de Blues, o Blue Jeans e Celso Blues Boy, além de incursões na música instrumental e na MPB. Entre 92 e 94 estudou baixo acústico na Escola Municipal de Música de São Paulo, com Sandor Mounar Jr.

Em 1996, a atuação em educação que já acontecia há dez anos tornou-se o centro de sua carreira, quando começou a sólida e prolífica parceria com a Companhia das Cordas, que dura até hoje. Aproveitando sua dupla formação em música e comunicação, participou de todas as fases de desenvolvimento da escola, tanto como professor de baixo elétrico, teoria e prática de banda, como nas áreas de marketing, divulgação, atendimento, criação publicitária, treinamento de pessoal, produção de eventos e produção de CDs.

De 2008 a 2013 também atuou como professor universitário nos cursos de Licenciatura em música e Bacharelado em baixo elétrico na Unisantanna.

Atualmente é professor de baixo, prática de banda e teoria, além de coordenador pedagógico da Companhia das Cordas.