Logo Companhia das Cordas Abrir Menu

Lado B – O lado obscuro do Rock, por Marcelo Pizarro


BLUE OŸSTER CULT – Agosto/2017

(clique nas capas para ouvir!)

bos2Muitas bandas entraram no cenário do rock com discos de estréia arrasadores e dentro dessas muitas bandas, o Estadunidense Blue Oÿster cult se destaca como um dos discos de estréia mais arrasadores da história do Hard rock. Depois de muitas mudanças de nome, como “Soft White Underbelly”, “Oaxaca” e “Stalk forrest Group”, de diferentes integrantes e de terem muitos álbuns recusados pelas gravadoras, foi depois de assinarem contrato com a Columbia Records e adotarem o nome de Blue Oÿster Cult que em 72 lançaram seu primeiro álbum homônimo.

Apesar desse álbum arrasador o BOC demorou algum tempo para conseguir reconhecimento e credibilidade, já que naquela época todos os grandes expoentes do rock pesado vinham da europa, especialmente da Inglaterra, e taboc1mbém devido a complexidade de seus arranjos pouco convencionais que já fundiam hard com pitadas de country e jazz e mesclando momentos bastante sutís com petardos alucinantes. Nessa mesma toada gravaram em 73 o excelente álbum”Tyranny and Mutation”. A virada veio com a gravação do terceiro álbum “Secret Treaties” em 74 que fez com que a banda conseguisse mais notoriedade e foi em 76 que emplacaram seu primeiro grande hit “Don’t Fear the Reappers” do álbum “Agents of fortune”, que inclusive fez parte da trilha sonora do filme “Halloween”. Veio depois, em 81, o maior hit da banda”Burning For You” do álbum “Fire The Unknow origin”.

boc4A banda sempre se destacou por suas letras com temáticas baseadas em literatura de horror e ficção científica inspirados por escritores como Edgar Allan Poe, Stephen King e H.P. Lovecraft e apesar de terem poucos fãs e não serem grandes vendedores de discos, os seus shows eram incrivelmente cativantes, com seus efeitos especiais, luzes, muito laser e performances arrasadoras que renderam a “BOC” vários álbuns ao vivo como “On Your Feet or On Your Knees” (75), “Some Enchanted Evening” (78), “Extraterrestrial Live” (82), entre outros. A banda, apesar de algumas mudanças de componentes, se mantém em atividade até os dias de hoje mas por enquanto sem lançar nada novo, apenas algumas compilações e sobras de estúdio.
a
Um grande abraço e até a próxima!
Integrantes:
Eric Bloom (vóz e guitarra )
Buck Dharma (guitarra e vocal)
Allen Larnier (teclado e vocal)
Joe Bouchard (baixo e vocal)
Albert Bouchard (bateria e vocal)
Richie Castellano (teclado e vocal em 2004)
Jules Radino (bateria em 2004)
Rudy Sarzo (baixo em 2008)
————————————————–